Tempo, tempo, tempo
- professorascsa
- 30 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2021

O homem desde muito cedo sentiu a necessidade de marcar o tempo, pois era importante para a agricultura. E a partir disso, organizou o plantio e a colheita, a época das festas e celebrações religiosas, entre outras coisas.

O calendário que utilizamos hoje, no mundo cristão ocidental, começou com o nascimento de Jesus. Esse era o ano 1. Os anos anteriores a ele são marcados em ordem decrescente e recebem a inscrição a.C. (antes de Cristo).

Outras formas de marcar o tempo
Os antigos romanos começaram a marcar o tempo no ano em que a cidade de Roma teria sido fundada (753 a.C.).

Os antigos gregos contavam o tempo a partir da realização dos jogos olímpicos (776 a.C.).

Os árabes contam os anos a partir do ano 622 d.C. do nosso calendário, quando ocorreu a Hégira (fuga de Maomé de Meca para Medina, que marca o ano inicial do calendário islâmico. Maomé, natural de Meca, tinha mais de cinquenta anos de idade quando se tornou famoso por seus ensinamentos).

Cada povo tem sua cultura e a marcação do tempo é de grande importância.

Curiosidade
Para calcular a que século pertence determinado ano, você pode aplicar a seguinte regra: desprezar a dezena final e acrescentar 1 (um) ao número que sobrou.

Observação – Se o ano terminar em 00, basta repetir o número que sobrou:

Matéria escrita a partir da pesquisa realizada no endereço eletrônico https://www.coladaweb.com/historia/tempo-historico.
E para encerrar, um curto vídeo.
Comments